Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

As coisas que eu odeio, parte II

Calma gente, não estou nervoso, nem tão pouco chateado com nada, é que a ocasião pede pra que eu fale disso. Vejam bem, como disse na primeira postagem, eu odeio a Globo. Não assim de um jeito ruim, mas sim de um jeito horrível mesmo. Não suporto aquela emissora (uma invasão alienígena disfarçada de emissora) muito menos seus apresentadores/comentaristas. Vamos aos fatos. Na última sexta-feira, uma seleção horrorosa de futebol, a quem todos clamam como deuses, perdeu por pura incompetência e falta de vontade. Até aí, nada de mais. (Isso sempre acontece com que não se empenha no que faz e valoriza mais o salário do que a produção) (Caso você tenha chorando muito pela derrota do seu país, isso se deve a uma coisa chamada prepotência e arrogância. Para de acreditar na emissora e veja os fatos como eles realmente são que você não vai ficar tão desiludido) Acontece que algum imbecil, na verdade vários deles, decidiram achar um culpado, o famoso bode expiatório. Culpam um aqui o outro ali e não chegam a lugar algum. Não entrando neste mérito, deixando de lado os pobres massacrados pela mídia (a quem eu nem odeio), vou perguntar a quem me lê: por que é que todos continuam julgando os outros, sendo que todos erram? Essa pergunta é de menor relevância, o meu intuito aqui é argumentar (descer o pau) no que ocorreu depois. Não lembro bem que dia (se deve ao fato de eu odiar futebol), aconteceu o jogo da Argentina contra a Alemanha. Tudo bem você escolher um time pra torcer, mas torcer contra nossos “hermanos” por que um idiota, intitulado melhor narrador esportivo (quem lhe conferiu o título foi a própria Globo), disse que eles são os nossos arqui-rivais, é pura falta de personalidade. Não foi por este motivo? Não? Deve ter sido então pelo fato de você (aquele infeliz que não sabe perder) não suportar a derrota e ter que torcer pela ruína alheia. Veja bem, seu time perdeu. Aceite. Pronto. Quando vejo alguém torcendo pela derrota do outro time (e olha que é o que mais satisfaz os ogros que se dizem torcedores), fico me perguntando se eles foram amamentados direito, ou se foram amados em seus lares, pra tentar entender o por quê disso tudo. Tanta incompetência em ser um desportista. Por que é que existe esta rixa? Eu torci pra Argentina (o Maradona é um dos poucos cheiradores que eu respeito. Né, Aécio?!), pois são os nossos vizinhos, moramos no mesmo continente, fomos colonizados e usados pelos europeus quase que da mesma forma. E mesmo que a Argentina ganhasse, eu não odiaria a Alemanha (nem a odeio agora), sou capaz de escolher o que odiar, e eu escolho você, Galvão (seu tosco! Desculpe, não pude evitar).

Quando começo a falar de algo que eu não gosto (odeio), chego a ficar estafado só de não ver o fim da lista. Mas vou me ater ao assunto esporte. Uma coisa que muito me irrita, é o chamado jornal esportivo. Você liga a televisão pra tentar ver um destes telejornais (conselho: nunca veja) (outro conselho: não veja TV, leia um livro) e o que você vê é um programa voltado para o futebol apenas. Por que é que se chama “Globo Esporte” se não fala sobre esporte(s)? Onde é que está escrito no dicionário que esporte é igual a futebol? Quando muito, temos notícia de ginástica, vôlei, corrida e... hum... mais alguma outra coisa qualquer que eles queiram que você assista pra dar ibope. Você é fã de bocha? Desista! Se por algum motivo (ibope, é claro) seu esporte for mostrado no jornal será comentado e descrito por algum leigo, incapaz no assunto. Cadê os meus esportes preferidos? (campeonato de aviãozinho de papel, luta de maiô no gel, arremesso de anão... entre outros)

Isso me faz sair do assunto esporte e voltar para o assunto Globo. Pare, pense e reflita. Você tem alguma opinião que seja similar ao que o Jornal da Globo, ou qualquer um de seus apresentadores, divulga? Sim? Amigo... lamento informar, mas você é um escravo da mídia. Seus pensamentos são regidos por informações idiotas com o intuído de comandar a vontade de idiotas como você. Você assiste novelas? Chora com as personagens? Entristece-se com os dramas (exageradíssimos)? Acorda! Para de ver esta merda! Até romance de banca de jornal é melhor do que aquilo. Você não consegue parar de ver, já era? Faz assim, pra ir abandonado o vício, você só assiste aos comerciais, vai ficar por dentro de tudo. Mas se quer voltar a pensar e ser inteligente, abandona isso. Overdose de todas as drogas ao mesmo tempo faz menos mal do que novela. Agora, se você é um cara muito, mas muito inteligente, daqueles que perdem a vida social pra estudar, que se enclausuram meses num quarto, que está tendo crises nervosas e colapsos de memória de tão esperto que você é, tenho uma grande dica: assista um capítulo inteiro de uma novela. Isso faz com que seus neurônios parem de fazer a sinapse e alivie o seu estresse. Mas cuidado! Se sentir que está gostando do que está vendo, é sinal de que todos os seus neurônios estão morrendo (ou se matando).

Agora só pra diversificar este assunto, que até então girou em torno de televisão e futebol (novela eu nem cito por me fazer perder neurônio só de pronunciar o nome), vou falar de uma coisa que magoa muita gente (a mim principalmente): a língua portuguesa. Você é daquele que não se importa em assassinar o português? Daqueles que, mesmo tendo a disposição o corretor do Word, decide que escrever rápido e abreviado é melhor que está tendo? Que acha que, pra pegar uma gatinha(o), tem que escrever tudo com gíria, ou (pior ainda) acha que ela(e) não liga se você escreve tudo errado? (O pior é que as “gatinhas (inhos)” não sabem escrever também) Você é daquele que justifica todos os erros com a frase “mas você entendeu né”? (desse jeito mesmo, sem virgula. O comum também é ver o “mas” desta frase ser trocado por um “mais”) Pois bem, seja você quem for, não faça isso com a nossa língua. Parem de maltratá-la. Ela não merece esta surra. Veja, você pode continuar sendo uma mula ou um ignorante, sem problemas! Pode continuar queimando o seu filme falando tudo errado. É o seu direito! Mas aprenda o mínimo suficiente pra não agredir até os seus antepassados. Acho que vocês pensam que estão arrasando com a mulherada ou com os gatinhos, certo? Não estão não! Vocês estão destruindo o que restam em vocês de intelecto. Olha, é verdade. Você nem precisa ser muito inteligente pra escrever certo. Quer continuar falando tudo (quase que absolutamente tudo) errado, tudo bem. Vai sempre ter alguém pra te criticar ali mesmo, mas não escreve errado não. A maioria das pessoas fica com vergonha de te corrigir, tentando te agradar. Conselho: escreva tudo no Word, o corretor dele, por mais ineficiente que seja, já é o bastante pra você fazer sucesso na vida. Ah! Detalhe, aquele monte de grifos em vermelho e verde, são erros, ta? Não são enfeites!

Continua...

2 comentários:

  1. Devido a incessantes pedidos (só vc, Mari), eu publiquei mais uma parte (do que parece não ter fim) das coisas que eu odeio. Veio bem a calhar, na hora certa.

    ResponderExcluir
  2. Ah... "A última flor do lácio, inculta e bela..."
    hehehe... ok ok! Vamos respeitar a nossa língua, mas sem esquecer que ela é viva. E portanto mutante.
    Conhece o professor Marcos Bagno? Por favor, por favor, diga que a UFMG apresenta ele aos nossos futuros literatos! Ou Mario Perini.
    Eles, por exemplo, diriam que "apresenta ele" é correto.
    http://marcosbagno.com.br/site2/

    Ah sim... odeio o professor Pasquale.
    E respeito os ódios alheios. O ódio também move montanhas.

    Beijoca

    ResponderExcluir