Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estudar ou criar?

Sei que aprender é muito importante (ao menos para os que pensam) e sempre defendi esta bandeira, mas gostaria de entender algo: o aprendizado é para o acumulo de conhecimento ou é a base que necessitamos para a criação? Sempre digo aos meus alunos que, mais importante do que tocar os solos dos nossos guitarristas amados , é fazer os nossos próprios solos. A maioria das pessoas que conheço não medem esforços para aprenderem, digno e muito justo... mas e aplicar estes conhecimentos? Saber fazer, produzir algo decente e de boa qualidade não é pra qualquer um, mas é pra dar a cara a tapa e tentar e conseguir e não desistir. Tenho bons amigos e alguns deles são crânios que se matam de estudar e querem por que querem saber tudo. Mas e daí? Onde realmente isto leva? Não estou dizendo que não é necessário, pelo contrário, eu gosto e muito de aprender, mas daí não arredar o pé do estudo, sempre buscando mais e mais conhecimento... aí não! O negócio pra mim funciona com aplicabilidade. Se eu não estiver produzindo algo então não me vale nada saber e aprender. Obrigado.

2 comentários:

  1. e ae pedro!!
    Concordo plenamente, porque se o que aprendemos não se torna uma mensagem para as pessoas, não vale a pena desperdiçar tanto tempo com o estudo!!

    Continue a escrever e parabéns pela iniciativa...
    braçaum, grande amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo também Pedro. O conhecimento não deve ficar trancado em nossa cabeça enciclopédica. Ele deve ser libertado e usado para algum fim.
    Abraçao.Paulo

    ResponderExcluir