Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

A Palavra e o Poder

Qual é o poder da palavra e o que ela pode fazer ou não para o mundo? Se, com o pouco que sei, com o pouco que aprendi, muito mudei; o que não faria o melhor de todos nós com suas palavras? Tenho uma grande dissertação sobre o assunto: palavra. Não pretendo, porém, expor todos meus pensamentos sobre. Vou fazer uns breves parágrafos sobre ela, a palavra.

Não a abandono à própria sorte. Uma palavra dita ao léu pode ou não ser uma coisa qualquer. A palavra carregada de sentimento, de querer, de verdade, de soberba, de poder, é uma palavra forte, carregada. É como uma ogiva que tem o poder de devastar as impurezas da vida. Libertando o espírito e expondo a alma. Infelizmente, o mesmo ocorre com o oposto. Uma palavra dita com sentimentos contrários aos acima citado, tem o poder de devastar o bem. Uma palavra assim derrota até o mais belo dos sentimentos.

A palavra não vem só. Ao menos não de minha parte. Pense comigo: quando você está dizendo que vai fazer algo, onde está sua mente? No alvo a ser atingido. Se não estiver, essa palavra vai estar carregada de preguiça ou dissimulação. Quando ama alguém, seu sentimento já basta, mas se a palavra é usada, o efeito é imediato. Quando você briga com alguém que ama muito e diz que odeia essa pessoa; suas palavras, mesmo que de ódio e destruição, virão abrandadas por seus bons sentimentos. São muitas as combinações e muitos os sentidos. Resta a nós, descobrirmos como e quando usar uma palavra.

O que você tem em suas mãos é uma arma. Pode ser usada para o bem ou para o mal. Como discernir o que é bom ou é ruim? Eu tenho um truque. Digo ou escrevo o que eu acho ou não que devo fazer. Qualquer que seja a dúvida. Então, minhas palavras me guiam para os melhores lugares, para as melhores decisões. Ouça você mesmo. O que é que anda dizendo pra si? Está te fazendo mal? Está te fazendo bem? Quando vejo alguém reclamando de sua vida, vejo as palavras saindo de sua boca e pousando em suas costas. Vejo as pessoas carregando suas próprias palavras. Todo o peso de suas lamúrias. Estas palavras estão acompanhadas de coisas ruins. Entretanto, o mesmo ocorre quando alguém está sempre de bem com a vida. As palavras vão surgindo, curando, restabelecendo. Ao contrário das ruins, as boas não se acumulam em nossas costas, elas nos suspendem. Nos levantam, nos erguem de onde quer que tenhamos caído.

Você, eu, todos nós, temos o dom. O poder está conosco. A palavra pode ser usada de qualquer forma. Como é que você pretende usá-la? Eu tento harmonizar a vida com meus pensamentos ditos ou escritos em palavras. Adoro escrever. É quando eu me sinto suficientemente capaz de transformar absolutamente tudo em minha realidade. Adoro ouvir, falar, conversar e transbordar o mundo de palavras. Nunca deixo minhas palavras serem vazias. Não as solto no mundo sem um motivo ou uma razão. Se já fiz, tento recuperá-las para que voltem a sair com significância.

Quer dar sentido a sua vida? Quer se superar? Mudar a sua realidade? Até quando vai lutar contra você mesmo? Quer sempre viver às custas de suas impotências? Está tudo aí em suas mãos. Não se iludam, a solução está aí. Basta dizer, escrever, pensar. Use com sabedoria esse poder que sempre foi seu e de todos nós: a palavra!

Um comentário:

  1. Obrigada pela indicação de leitura...
    E obrigada pelas palavras, ou melhor, por todas as palavras de sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir