Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Banho gelado

Naturalmente, deveríamos todos nos habituar a esse tipo de tratamento da pele... tá, frescuras à parte, tomar banho frio é mais saudável do que o banho quente. E por que estou tratando desse assunto? Percebi hoje, enquanto tomava o meu banho, que já estou a quase quatro anos tomando banhos frios e nunca mencionei isso – por escrito – em lugar nenhum. Minha forma de prestar homenagem aos banhos frios então, será essa crônica do banho gelado.

Como tudo isso começou. Quando ainda era um adolescente, por volta dos dezesseis anos, resolvi que tomaria banhos gelados. Não me lembro bem ao certo o por quê dessa decisão. Pode ter sido uma provação para mim mesmo – coisa que eu costumava fazer muito. É claro que minha decisão foi tomada numa época de muito calor. Não contava eu é claro com o frio mas, mesmo quando ele veio, continuei bravamente. Por que eu parei o banho gelado? Bom, aconteceu um percalço na minha vida, naquela época, um incidente envolvendo minha primeira namorada e uma coisa que tentamos fazer. Longe daqui eu dizer o que houve. Mas foi exatamente por isso que eu acabei voltando para os banhos de chuveiro ligado. Claro que eram tempos de muito frio, o que ajudou na decisão.

Prático dizer que não parei totalmente com os banhos ‘gelados’. (gelado porque a sensação de tomar um banho frio no inverno é a de estar se congelando!) Principalmente quando voltava para casa todo suado e morrendo de calor, nada melhor do que o tal banho. Daí veio a minha vida de morador solitário. E junto a isso, meu desleixo com coisas que se estragam. No início, quando meu chuveiro estragava, eu acabava arrumando alguém para trocá-lo para mim. Com o tempo, esses espaços de tempo foram aumentando. Até que, por não ter mais onde eu enfiar a vergonha, eu mesmo trocava os chuveiros.

Quando mudei para minha atual residência, os incidentes com chuveiros queimados só aumentaram. E minha indubitável preguiça também só aumentou. Por fim, da última vez que o dito cujo queimou, apelei e disse para mim mesmo: “agora é na marra que eu só tomo banho gelado” e assim o fiz. Vale lembrar o desconforto alheio de todos as pessoas que se aventuram (ou são obrigadas) a tomar banho aqui em casa. No meu caso, é mais do que natural. Mesmo nos dias mais frios, aqueles banhos de manhã cedinho – antes de sair para a aula ou o trabalho – tipo umas seis horas da manhã, com tempo chuvoso e ventos congelantes, mesmo nesses dias, o banho já se tornou suportável. Foi uma prática obrigatória. E não adianta me dizer que é só comprar outro ou trocar a resistência. Chuveiro aqui em casa é igual bruxa na inquisição: QUEIMA! Um dia ainda processo o dono da casa e reivindico a troca de toda a fiação. (o assunto aqui é só o chuveiro, não quero nem comentar o resto das coisas que aqui já se queimaram) Lembro ainda que troquei o chuveiro pouco tempo atrás, por causa dos meus pais que vieram ficar um tempo aqui em casa e durou no máximo uns três meses. Queimou antes deles irem embora, uns dois dias antes. Tadinha da minha mãe...

Mas quais as vantagens de desvantagens de se tomar banho gelado (sempre). Acho que faz bem para pele (gay), dá mais resistência ao organismo (macho), agiliza o banho e principalmente, alivia em muito a conta de luz. A desvantagem é que sempre sou obrigado a tomar o bendito banho se quiser sair de casa, faça chuva ou faça sol! Não consigo nem datar qual foi a última vez que demorei no banho, brincando com meu ‘coleguinha’. (no banho gelado ele mal aparece!)

Aqui encerro minha crônica recomendando a todos vocês que gostam de tomar banho que, ao menos uma vez por mês, arrisquem-se a tomar um banho gelado. Nota: mesmo quando vou tomar banho em algum outro lugar, prefiro tomar gelado.

2 comentários:

  1. Adorei a frase "Chuveiro aqui em casa é igual bruxa na inquisição: QUEIMA!" :-). Realmente você é um guerreiro! tomar banho gelado não é fácil, só em dias de mto calor ou para mulheres em dia de fogo negado ou contido, ai tem de ser.

    ResponderExcluir
  2. Cara vc tá na MERDA!!! Bota força de vontade, pelo tudo que vc escreve vc é um pobre coitado!!! e continua vivo... então e GUERREIRO!!!

    ResponderExcluir